terça-feira, 8 de maio de 2012

Aprender

Passamos a vida inteira ouvindo os sábios conselhos dos outros. Tens que aprender a ser mais flexível, tens que aprender a ser menos dramática, tens que aprender a ser mais discreta, tens que aprender... praticamente tudo. Mesmo as coisas que a gente já sabe fazer, é preciso aprender a fazê-las melhor, mais rápido, mais vezes. Vida é constante aprendizado. A gente lê, a gente conversa, a gente faz terapia, a gente se puxa pra tirar nota dez no quesito "sabe-tudo". Pois é. E o que a gente faz com aquilo que a gente pensava que sabia? As crianças têm facilidade para aprender porque estão com a cabeça virgem de informações, há muito espaço para ser preenchido, muitos dados a serem assimilados sem a necessidade de cruzá-los: tudo é bem-vindo na infância. Mas nós já temos arquivos demais no nosso winchester cerebral. Para aprender coisas novas, é preciso antes deletar arquivos antigos. E isso não se faz com o simples apertar de uma tecla. Antes de aprender, é preciso dominar a arte de desaprender. Desaprender a ser tão sensível, para conseguir vencer mais facilmente as barreiras que encontramos no caminho. Desaprender a ser tão exigente consigo mesmo, para poder se divertir com os próprios erros. Desaprender a ser tão coerente, pois a vida é incoerente por natureza e a gente precisa saber lidar com o inusitado. Desaprender a esperar que os outros leiam nosso pensamento: em vez de acreditar em telepatia, é melhor acreditar no poder da nossa voz. Desaprender a autocomiseração: enquanto perdemos tempo tendo pena da gente mesmo, os demais seguiram em frente. A solução é voltar ao marco zero. Desaprender para aprender. Deletar para escrever em cima. Houve um tempo em que eu pensava que, para isso, seria preciso nascer de novo, mas hoje sei que dá pra renascer várias vezes nesta mesma vida. Basta desaprender o receio de mudar.


"... Tudo passa de a galope,
vida, sonhos, tudo o mais...
Os dias ficam iguais
somados, uns após outros,
apenas resta a nosotros
firmar crenças desbotadas
ao relembrar das estradas
com tropas, amores e potros..."

Lições que eu também gostaria que minha filha aprendesse



Se a gurizada soubessem como cada palavra dita a um piá se calcifica naquela alma em desenvolvimento, parariam de falar tanta besteira. As gurias, principalmente, acabam crescendo ouvindo que homem não presta, que se explorar sua sexualidade vai ser vista como puta, que só existe homem cafajeste no mundo, entre outras barbaridades. Mas essa lista acaba servindo também pra gurias crescidas que viraram mulheres, aquelas que deixaram de acreditar no amor por causa de ensinamentos malucos que tiveram que aprender na infância. Leia e se gostar, anote, pra sua filha ou quem sabe pra ti. Pode ser mais útil do que tu imagina: 






1- No mundo há sombra e há luz. Há o podre e o maduro. O bonito e o feio. A escolha vai ser sempre tua.
2- Tu nunca vai encontrar um guri legal pra tua vida se não faz ideia de quem está procurando.
3- Use mais vestidos. Eles te deixam linda.
4- Nunca beije alguém que não consegue te olhar nos olhos.
5- O problema não está em quantos guris tu beijas. Está na quantidade de pessoas que ficam sabendo disso.
6- Sabe aquele guri mais bonito da festa? O mais popular? Aquele que as gurias pagam um pau? Fuja dele. Alguém que só se garante pelo externo, jamais terá algo bonito internamente pra te oferecer.
7- Aliás, seja gentil com aquele guri feio e desengonçado que revelou gostar de ti. Nunca, jamais, seja irresponsável com o sentimento de outra pessoa.
8- Se tu não dá conta, não provoque.
9- Decotes exagerados e saias curtas funcionam pra quem não tem mais nada pra mostrar além do corpo. Tenho certeza que esse não é o teu caso.
10- Diga sempre o que sente, mesmo que riam de ti. Somente as pessoas estúpidas não sabem valorizar a sinceridade.
11- Nunca gaste tempo com um amor mal-correspondido. Aliás, se afaste de qualquer coisa que tenha a palavra “mal” no nome.
12 – Tu vai sofrer por amor. É inevitável. Sofra, chore, aprenda com a dor e se levante depressa. Só sofre demais por alguém quem não tem amor próprio.
13- Por falar nisso, ame-se muito. Tu vai ter que passar o resto da tua vida na tua companhia, então é melhor começar a resolver quaisquer problemas que tenha com a tua pessoa.
14- Não seja ciumenta e não aceite que sejam contigo. Ciúme é coisa de gente egoísta.
15- Guris bonitos demais atraem concorrentes demais. Seja esperta – procure pela beleza interior. (e não acredite em quem te disser que isso é bobagem)
16- Nunca dê um presente sem um cartão com algo escrito por ti mesma. Essa é uma oportunidade única de soltar aquelas palavras que travam na garganta.
17- Tenha camisinha na sua bolsa. Não confie na responsabilidade masculina.
18- Não gaste tempo demais com unhas e cabelo. Um dia tu vai aprender que há milhares de coisas mais importantes nas quais depositar seu tempo.
19- Não cultive amor por buquê de flores. Elas morreram pra enfeitar seu quarto. Ensine seus amores que, se forem te presentear com flores, que elas estejam num vaso.
20- Use teu cérebro pra pensar - ele não tem esse tamanho todo à toa.
21- Confie nas pessoas até que elas te dêem motivos para deixar de confiar. Quando isso acontecer, te afasta pra sempre.
22- Não volta para um amor antigo. É como um livro que tu já leu e já conhece o final.
23- Seja direta com gurizes – eles são péssimos com indiretas.
24- Convide-o pra assistir um por-do-sol contigo. Se ele não achar nada demais nisso, fuja.
25- Não peça conselhos para amigas com vidas amorosas catastróficas. Na dúvida, se tranque no quarto até encontrar as respostas.
26- Aliás, não escute conselhos de meros mortais – inclusive os meus. Todas as respostas que tu precisas estão dentro de ti. Se achar difícil, desligue o iPhone e a TV que elas surgirão.